Emprego

Oportunidade de melhorar a renda

Foi aberto edital com 40 vagas para ambulantes oferecerem seus trabalhos no Balneário dos Prazeres

Jerônimo Gonzalez -

Por: Juliana Santos
[email protected]

Em tempos de economia em recessão, muitas pessoas veem no ramo alimentício uma oportunidade de gerar renda. Neste cenário, a Secretaria de Gestão e Mobilidade Urbana de Pelotas (SGCMU) abriu nesta terça-feira (10) edital com 40 vagas para ambulantes oferecerem seus trabalhos no Balneário dos Prazeres. A oportunidade é para realizar a atividade na festa de Iemanjá. Os interessados devem se inscrever até o dia 20 na própria secretaria - rua Lobo da Costa, 520. O sorteio deve ocorrer ainda este mês.

Como forma de auxílio a esses profissionais autônomos, o Departamento de Vigilância Sanitária (Visa) vem realizando reuniões de capacitação. Na manhã desta terça, 50 ambulantes da praia do Laranjal foram até o auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para aumentar seus conhecimentos acerca da manipulação segura dos alimentos no verão.

A nutricionista da Vigilância Sanitária, Martha Monks, estava presente alertando quanto ao risco que o ramo alimentício pode trazer à saúde pública. “Durante o verão, principalmente, ouvimos falar em virose, mas muitos desses casos podem ser de intoxicação alimentar. É necessário um cuidado exigente para que sejam evitados surtos”, explicou.

Dona de um empreendimento de lanches na praia do Laranjal, Debora Lemons considerou a reunião como um instrumento importante para renovar seus conhecimentos sobre a conservação dos alimentos. “São informações muito valiosas, que além de ajudar no meu estabelecimento contribuem para o tratamento dos alimentos em casa”.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Sidnei Louro Junior, falou da necessidade de enxergar a Vigilância como uma colega que existe para auxiliar os ambulantes. “É nosso dever abrir espaços para a orientação dessas pessoas. Nós trabalhamos para que a população não corra riscos causados por qualquer falta de informação”.

Desde 2008 José Nunes participa anualmente dos encontros realizados pelo setor. Ele enxerga a ocasião como um reforço. “Nunca deixo de vir, acho importante retomar as informações que devemos aplicar diariamente, até para que o consumidor se sinta bem frente ao meu produto”, destacou o dono da barraca de churrasquinhos ao mostrar o documento certificando sua capacitação.

Em visita aos locais de trabalho dos comerciantes, a vigilância é comumente questionada sobre as situações dos alvarás. Ter o documento em dia significa ter recebido a visita dos funcionários. Negócios que ainda não o possuem devem encaminhá-lo imediatamente. Em posse de um protocolo que deve ser gerado através do Corpo de Bombeiros, o profissional deve encaminhar o documento à vigilância, que tem prazo de até 30 dias para a entrega da regulamentação.

Cuidados
O órgão de saúde alerta para que o consumidor fique atento às condições de higiene do ambulante que lhe vende o alimento, bem como se este possui alvará. É necessário estar atento às vestimentas, como luvas ou touca de cabelo, além de verificar a preservação do seu produto. Lanches em que são utilizados alimentos perecíveis na sua fabricação devem estar sempre refrigerados ou aquecidos, nunca em temperatura ambiente.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Trânsito será bloqueado em diversas vias nesta quarta-feira

Estudantes de escolas estaduais recuperam os dias perdidos na greve do magistério Próximo

Estudantes de escolas estaduais recuperam os dias perdidos na greve do magistério

Deixe seu comentário